top of page

O PODER DA COLABORAÇÃO

Atualizado: 17 de jun. de 2021


DEFINITIVAMENTE TRABALHAR EM CASA NÃO É NADA PRODUTIVO


Não existe um ser humano que entenda de todos os temas, assuntos e pautas dentro de uma empresa. Ainda que exista alguém muito entendido de muitos temas que cercam uma organização, ele jamais terá autoridade sobre todos eles. Concordam? E com isso, começamos aqui a discussão de um assunto muito atual e ao mesmo tempo bem antigo: a colaboração no ambiente de trabalho.


Você tem alguma dúvida de que um ambiente colaborativo se torna mais produtivo? Então, vamos falar do assunto!


Vamos começar do início: afinal, o que é colaboração?

Segundo Vreede e Briggs (2005), colaboração é a “articulação de um esforço comum em direção a um objetivo”. Partindo desta definição, pensemos: se um grupo trabalha em conjunto na busca por resultados que beneficiarão o coletivo, não resta dúvidas, o trabalho em equipe funciona. Inclusive, é válido ressaltar que individualmente todos saem ganhando também. Afinal a ascensão do grupo é um reflexo do esforço coletivo.


O tal trabalho em grupo é tão importante que muitas empresas utilizam técnicas específicas durante os processos seletivos. Métodos que ajudam a avaliar como seus candidatos trabalham em conjunto. As empresas já estão preocupadas em recrutar colaboradores com tais características. Ou seja, o assunto é importante e você pode ser avaliado a partir disso.


Pois bem, entendido o valor da colaboração no ambiente de trabalho, é preciso detalhar alguns pontos, a fim de deixar claro os desafios e benefícios.


Como a colaboração pode ajudar no trabalho

Vários fatores estão inseridos no contexto do trabalho em equipe:


  • Qualidade de vida no trabalho;

  • Troca de experiências;

  • Senso de coletividade;

  • Oportunidade de enxergar o trabalho do outro;

  • Oportunidade de mostrar o valor do seu trabalho;

  • Reconhecimento de novas possibilidades de atuação. Redução no tempo para execução das demandas etc.

Sim, o coletivo, quando bem planejado e coordenado, produz resultados promissores. E se a colaboração não é vista como algo tão recente, a facilidade em nos conectarmos definitivamente é uma tendência dos novos tempos. O que isto quer dizer? Que as facilidades que as novas tecnologias nos proporcionam, precisam ser utilizadas a favor do trabalho colaborativo.


Se você trabalha de forma remota, home office ou mesmo em um coworking, a colaboração pode, e deve, ser utilizada a seu favor. Tanto quanto aqueles que têm uma equipe fixa e alocados no mesmo espaço. O trabalho em equipe otimiza a execução das demandas e desenvolve habilidades em seus participantes, como: oralidade, divisão de tarefas, planejamento, negociação, flexibilidade etc.


Colaborar contribuiu não só para a melhor entrega de um projeto. Mas principalmente para o estreitamento da relação entre as pessoas. E, consequentemente, para o reconhecimento dos valores e expertises de cada um. Um verdadeiro equilíbrio!


Como deixar o ambiente de trabalho colaborativo

Criatividade é a palavra de ordem. Afinal, para incentivar os trabalhos em equipe, nada mais motivador que propor algo criativo. Se a equipe trabalha alocada no mesmo espaço físico, até mesmo pensar numa nova estrutura de organização das estações de trabalho faz a diferença. Nada de mesas viradas para a parede. Organizar as equipes em círculos, por exemplo, ajuda na troca de olhares e de ideias ao longo dos dias.


Para quem não trabalha alocado no mesmo espaço físico, a tecnologia está aí para auxiliar. Grupos de discussão, videoconferências, arquivos compartilhados podem ser alguns dos recursos para facilitar esta aproximação.


Quando a ideia é tornar as expertises de cada um disponível para colaborar com o grupo, a primeira coisa a se fazer é tornar tais expertises conhecidas por todos. Portanto, uma ação importante é que toda equipe tenha acesso a formação e projetos consideráveis de cada um. E por que não fazer algo mais criativo e dinâmico? Uma apresentação via vídeo ou um happy hour, o que acha?


Mas se você é empresa, lembre-se: nada de intimidar os colaboradores. Tudo tem que acontecer de forma muito natural e com adesão de todos.


Colaboração tem relação com qualidade de vida no trabalho?

Sim! Esta ênfase é porque muitas vezes não nos damos conta do quanto a distribuição das tarefas impacta na nossa rotina e qualidade de vida. Saber que um projeto está sendo desenvolvido à várias mãos. E que todos os envolvidos têm orgulho do que está sendo feito. proporciona uma gratificação em dobro.


Tudo isso, sem contar nas facilidades que a divisão do trabalho proporciona. Enquanto um tem habilidades administrativas, o outro tem habilidade técnica para operacionalizar. Um terceiro consegue planejar melhor, enquanto alguns têm melhor condição de contratar parceiros e fornecedores eficazes. Perceba: aqui, não temos um projeto sendo desenvolvido. Mas ainda assim é fácil identificar a valor das entregas quando se conta com uma equipe com múltiplas capacidades.


Quando falamos em vários fatores devem ser levados em conta. Entre eles está a boa relação com a equipe e principalmente o quão colaborativos são os projetos desenvolvidos. A valorização da participação de cada um no ato de uma entrega, pode ser um motivador para os colaboradores. Saber que um projeto bem-sucedido se deu por conta de uma equipe que sabe trabalhar em conjunto é gratificante para todos e, consequentemente revela o poder da colaboração!


O King Coworking conta com espaços para todas necessidades. Nossos consultores estão à disposição para ajudar você a encontrar o local certo para o seu negócio.



207 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page