10 DICAS DE ETIQUETA PARA COWORKING


DEFINITIVAMENTE TRABALHAR EM CASA NÃO É NADA PRODUTIVO


Alinhados às tendências do futuro do trabalho, os espaços de coworking estão se tornando cada vez mais comuns, assim como os profissionais que optam por utilizar o serviço. E não é para menos, diante de tantas vantagens que eles oferecem.


Oportunidade de networking, rateio e consequente redução de custos operacionais, infraestrutura adequada e a manutenção dela são só alguns dos benefícios de adotar os espaços de coworking como seu local de trabalho. Porém, como em qualquer outro ambiente compartilhado, é preciso saber conviver com os demais usuários.


Por isso, neste post, daremos 10 dicas indispensáveis para manter a etiqueta e a boa convivência dentro dos espaços de coworking. Com elas, será possível tornar a sua experiência e a dos demais “coworkers”, muito mais agradável e proveitosa. Então, continue a leitura e adote essas práticas!


1. Tenha cuidado com o barulho

Os espaços de coworking são pensados para trazer mais concentração e ajudar na criatividade de seus usuários. Por isso, o barulho não combina com o cenário. Certo?


Se a sua atividade exige que você fale ao telefone, então, o ideal para você é optar por uma sala privativa, por exemplo, mesmo que só pelos períodos em que você precise se comunicar. Ou se você precisa fazer ligações só de vez em quando, use as cabines telefônicas.


Agora, se você é daquele tipo que só consegue focar ouvindo uma musiquinha, o fone de ouvido é a solução perfeita para você. Tenha em mente, que cada um tem a sua preferência musical e nem sempre a sua agradará ao colega do seu lado.


2. Seja autossuficiente

É comum que se tenha dúvidas sobre o uso de algumas ferramentas, ou até mesmo, sobre os recursos disponíveis no local. Mas isso não significa que os demais usuários estejam à disposição para resolver os seus problemas.


Por isso, embora ser solícito com o outro faça parte da etiqueta, evite fazer com que o outro seja obrigado a ser prestativo com você o tempo todo. Certamente, interrupções no trabalho dele o atrapalharão e poderão, até mesmo, causar situações desagradáveis.


3. Leve o seu material de trabalho

Embora os espaços de coworking estejam inseridos na categoria da economia compartilhada, isso não significa que os seus usuários sejam obrigados a compartilhar o material de trabalho com você. Muito menos aqueles de uso pessoal como os fones de ouvido, por exemplo.


Portanto, se você usa mouse, mesa digitalizadora, papel, caneta etc., lembre-se de levá-los para o seu local de trabalho. Afinal, ao interromper o colega para pedir esse tipo de coisa emprestada, você também atrapalhará a concentração e o trabalho dele.


4. Seja prestativo e conecte-se com os demais

Já passamos pela dica em que se estabelece que é bom evitar pedir ajuda o tempo todo, porém, isso não significa que se presenciar alguém com alguma dificuldade que você seja capaz de ajudar a resolver e isso não for atrapalhar o seu próprio trabalho, a regra é bem clara: ajude o coleguinha.


Além de ser uma oportunidade de realizar a sua “boa ação de hoje”, também o ajudará a criar conexões com os demais, abrindo portas para o networking.


5. Limpe a sua sujeira

Em espaços de coworking você está usando um escritório compartilhado e, nem todo mundo que está por ali com você se sente bem com bagunça e sujeira por perto. Por isso, limpe sempre sua sujeira, mesmo que ela esteja centralizada no seu espaço de trabalho.


Além disso, quando você sair, outra pessoa ocupará o seu lugar, então, pense em como se sentiria se chegasse para trabalhar e encontrasse o local do jeito que você o está deixando.


6. Respeite as áreas de uso comum

Em locais de coworking é normal a existência de áreas comuns, como a recepção, cozinhas compartilhadas, além das áreas para lazer e descanso.


Então, lembre-se que você não será o único a utilizá-las e, por isso, leve em conta a dica anterior nesses espaços também. Além disso, se o espaço for limitado, depender de um sair para outro usar, não esqueça da vez dos demais, combinado?


7. Não abuse dos serviços prestados

A maioria dos espaços de coworking oferecem serviços complementares incluídos no pacote, como o fornecimento de café e água, frigobar, estacionamento etc. Embora eles sejam parte do que foi contratado, não significa que não precisem ser usados com parcimônia. Lembre-se que há outras pessoas para usar.


Portanto, não lotar o frigobar só com as suas coisas, não deixar o carro no estacionamento quando não estiver o usando o espaço, pegar café e água só quando realmente for consumi-los, são alguns exemplos de como não abusar dos serviços prestados e não gerar desperdício.


8. Aceite o senso comum

Em espaços compartilhados é normal que haja alguns tipos de discordâncias, como a temperatura do ambiente. Nesse caso, o que vale é o senso comum, a preferência da maioria. Afinal, vivemos em uma democracia, certo?


Portanto, se você está com frio e os demais com calor, vista um casaco em vez de brigar para aumentar a temperatura do ar-condicionado.


9. Seja pontual

Os espaços de coworking trabalham com agendamento para o uso de espaços (como as salas de reunião), portanto, é comum acontecer de haver um outro usuário marcado para utilizar o local quando você sair. Se você atrasa a sua saída, impede a entrada dele e atrapalha todo o planejamento do lugar.


Claro que imprevistos acontecem e você pode precisar ficar um pouco mais, se for esse o caso, converse com a administração e, certamente, ela encontrará uma solução viável para todos.


10. Divulgue o espaço que você utiliza

Nem todo mundo sabe dos benefícios de se trabalhar em um coworking, tampouco, sabem da existência de espaços disponíveis por perto. Em contrapartida, a melhor maneira de ajudar o local que você utiliza a crescer e oferecer serviços cada vez melhores, é divulgando-o.


Portanto, junte a fome à vontade de comer, e conte para todo mundo sobre o que é coworking e quais os benefícios de se trabalhar em um. Torne o local que você escolheu mais conhecido.


Como você viu, trabalhar em um espaço de coworking não é muito diferente de conviver em um escritório coletivo dentro de uma empresa. A etiqueta de boa convivência é praticamente a mesma. Portanto, coloque-a em prática e torne o seu trabalho e o dos seus colegas mais agradável e produtivo.


E por falar em trabalho dentro de uma empresa, já pensou em levar a sua equipe para experimentar um espaço de coworking? Você pode se surpreender com os resultados. O King Coworking conta com espaços para todas necessidades. Nossos consultores estão à disposição para ajudar você a encontrar o local certo para o seu negócio.


Chama o King no WhatsApp!


FONTE: Vida de Coworking

41 visualizações